Pontos de Leitura
Pontos de Leitura é um projeto de estímulo à leitura que está sendo realizado em São Francisco Xavier, distrito rural de São José dos Campos no interior do Estado de São Paulo. A iniciativa recebeu o apoio do Proac Editais/2022, e
tem como objetivo aproximar o livro de potenciais leitores e leitoras da zona rural e contribuir com a qualidade de vida de seus moradores.
O projeto aposta no poder informal e despretensioso de formação e redução de constrastes sociais por meio da literatura. Com a criação de um circuito rural literário composto por 10 mini bibliotecas instaladas em antigos pontos de coleta de leite e atuais pontos,onde as crianças e adolescentes do distrito aguardam as vans escolares.
O lançamento do projeto acontece a partir do dia 28/01, com a instalação e pintura, que será feita com a participação da comunidade de cada bairro e um artista plástico convidado. Atividades lúdicas e literárias como oficinas, contação de histórias, saraus e intervenções musicaistambém compõem a programação.
O Pontos de Leitura, contará com uma programação cultural ao longo do ano para que livros, “causos” e os elos da língua oral e escrita, sejam os elementos que auxiliem a comunidade a tecer uma rede de literária e cultural no distrito.
Os bairros de São Francisco Xavier que receberão as mini bibliotecas são: Cafundó, Lavras, Remédios, Pocinho, Canelar, Maria Bastião, Santa Bárbara (de cima), Santa Bárbara (de baixo), Ferreira e Centro.
A iniciativa inspira-se nas bibliotecas livres espalhadas pelo mundo todo, e teve como motivação principal de um grupo de produtores e gestores culturais a promoção de ações culturais descentralizadas. Cada biblioteca tem em torno de 30 livros, que podem ser emprestados e devolvidos no mesmo local ou em outros pontos de São Francisco
Xavier. Todo livro tem uma ficha para que seja levantado o número de vezes que ele foi lido e o projeto incentiva a escrita de uma carta (sem spoiller, é claro) em forma de resenha para o próximo leitor ou leitora. Todo o acervo do projeto é identificado e formado por livros de contos, crônicas, poesia romance e principalmente literatura infantojuvenil, tanto clássica como contemporânea.
O envolvimento e engajamento de moradores, fundamental para o sucesso do projeto, conta com o a mediação e o monitoramento realizado por conserveiras e conserveiros literários, moradores dos bairros que irão cuidar das bibliotecas e estarão em comunicação direta com o núcleo gestor do projeto.
O Pontos de Leitura tem a produção da Pi Cultural, o apoio da Secretaria da Cultura e
Economia Criativa do Estado de São Paulo e Associação Amigos da Biblioteca e Fundação
Cultural Cassiano Ricardo.
Elos da Língua - Trilhas da Literatura
Elos da Língua - Trilhas da Literatura é a terceira edição desse projeto que deste 2020 é realizado pela Associação Amigos da Biblioteca e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Teve as duas primeiras edições idealizadas e realizadas pelos produtores culturais
Bartira Moura Rosa, Maurício Moncoso, Patricia Ioco (Pi Cultural) em São Francisco Xavier. Em 2022, envolveram Marcus Rei, bibliotecário e Andréa del Fuego, escritora para contribuírem na ideação do projeto presencial.
2022
Em 2022 a Pi Cultural é convidada para executar o projeto Sertões do Vale e da Mantiqueira
Mostra de iniciativas socioculturais, culturais e artísticas do Vale e da Mantiqueira no Sesc Taubaté.
O projeto terá continuidade em 2023, adentrando na pesquisa dos saberes das sementes da matrizes que compõem a paisagem e o patrimônio da Mantiqueira com os fazeres artesanais e culturais.
Balada Literária
Em sua décima sétima edição, a Balada Literária realizou uma homenagem ao Samba, importante gênero musical nacional. Tendo como curadora convidada a cantora e poeta Fabiana Cozza, o evento do ano de 2022 aconteceu, após duas edições virtuais, de forma presencial, em quatro capitais: São Paulo (10, 13, 14 e 15 de novembro), Teresina (11 de novembro), Salvador (12 de novembro) e pela primeira vez no Recife (2, 3 e 4 de dezembro). A Balada Literária teve o apoio do Itaú Cultural e parceria com o SESC, Ó do Borogodó, Escola de Choro de São Paulo, O Autor na Praça / Espaço Plinio Marcos, Centro Cultural b_arco e Ci-Vico, Casa de Cultura Os Capoeira e Ria Livraria.
A Balada Literária também contou com as participações de um grupo de curadores em cada estado: Wellington Soares (Teresina), Nelson Maca (Salvador) e Auríbio Farias (Recife).
A PI CULTURAL TEM DESENVOLVIDO TRABALHOS DE CURADORIA,PRODUÇÃO E DIREÇÃO REMOTA DE CURSOS E TRANSMISSÕES AO VIVO
TRANSMISSÕES E CURSOS NA BALADA LITERÁRIA MÊS A MÊS
2021
Balada Literária Mês a Mês
A PI Cultural foi convidada para atuar em parceria na Balada Literária Mês a Mês e tem feito a produção e direção remota dos cursos online, além das transmissões ao vivo de aulas abertas e clubes de leituras do projeto Mulheres Negras na Biblioteca.
Elos da Língua 2021
Elos da Língua é espaço de reflexões sobre os nossos falares. Sobre elos que mantém a correnteza da língua.
Nesta segunda edição a Casa de Cultura Júlio Neme e a Associação da Biblioteca Solidária elegeram o tema música e poesia.
Os três encontros desta mostra dialogam sobre as manifestações musicais na vida social brasileira entrelaçada por origens e influências, trazendo as heranças do canto, do ritmo, da música e da oralidade da diáspora africana, dos povos originários brasileiros, da cultura lusófona e de onde tudo isso se mistura. Do vínculo que vem do chão, da rua, do céu, do rio, da comida e da cozinha, mas também da prosa e do silêncio.
Palavras ganham melodias assumidas dessa brasilidade sob os temas Pulso, Fôlego e Sopro.
2021
CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA PROJETOS CULTURAIS
FMC - FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA SJC
Ciclo de capacitação FMC 2021
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo promoveu o ciclo online de capacitação em projetos para o FMC (Fundo Municipal de Cultura). A programação inclui palestras e workshops sobre o edital “Festivais e Mostras” e o edital “Trajetória dos Espaços Independentes”, além de plantão de dúvidas individual. As atividades foram ministradas pela consultora Patrícia Ioco, comunicóloga, curadora de conteúdo e gestora de programas culturais, diretora da PI Cultural.
O Arte Movimenta SJC surgiu como enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus à cadeia produtiva da cultura. Em março de 2020, Célia Barros, Cris Abreu, Danilo Ferrara, Elaine Rosário, Luciana Ciucci, Marcos Librantz, Pamela Suguita, Patricia Ioco, Pitiu Bomfin e Tatiana Araujo modelaram e propuseram de forma voluntária a implementação da primeira aceleradora de Projetos Culturais em tempos de pandemia.
A produção e execução do projeto envolveu a realização de edital de seleção, campanha de crowndfunding e captação de recursos junto à inciativa privada para o fomento e realização de 10 projetos culturais e coletivos. Uma exposição virtual, um festival on-line com mais de 50 horas de conteúdo gratuito, formativo e de entretenimento, uma loja composta com doações de obras de artistas renovados contribuiram para o sucesso do primeiro ciclo do Movimenta que arrecadou R$ 24.334,50 em 40 dias de campanha.
O Movimenta contribui para que mais de 30 profissionais da economia criativa voltassem a produzir e atuar mesmo em tempos de isolamento social e criou uma rede de apoio e trocas de conhecimento.
Webinário PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇAS DO CLIMA
2020
Webinário PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇAS DO CLIMA
2020
A convite da Rede Clima | Mudanças Climáticas | INPE e Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações a PI Cultural produziu e fez a transmissão do Webinário sobre o Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima que apresentou a tradução do IPCC com os cientistas e pesquisadores Marcelo Morales MCTI - Secretário de Pesquisa e Formação Científica, Jean Ometto - Vice-Coordenador Rede Clima - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, Humberto A. Barbosa - Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Paulo Artaxo, Universidade de São Paulo - Instituto de Física, Regina R. Rodrigues - Universidade Federal de Santa Catarina - Oceanografia, Karen Silverwood-Cope - MCTI – Coordenadora-Geral de Oceano, Antártica e Geociências, Moacyr Araújo - Coordenador Rede Clima, Universidade Federal de Pernambuco - Vice-Reitor, Jefferson Cardia Simões - UFRGS - Vice-Pró-Reitor de Pesquisa Glaciologista - Programa Antártico Brasileiro, Letícia Cotrim da Cunha - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Oceanografia e Mônica M.C. Muelbert - Universidade de São Paulo - IMar - Universidade da Tasmânia – UTAS - IMAS.
DIALOGANDO COM O FOLCLORE
2020
Projeto realizado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular.
A PI Cultural foi convidada pela gestão do CECP para dar consultoria e apoio técnico à realização da primeira versão virtual deste importante Seminário que por meio de palestras propõe a reflexão e o diálogo sobre temas ligados ao estudo e atividades que envolvam os saberes populares.
O webinário foi realizado entre os dias 5 e 10 de agosto e teve como tema central 'O Fazer do Povo: Arte, Artesanato e Outros Desdobramentos' e a participação de Angela Savastano, Carlos R. Brandão, André Bazzanella, Luiz César S. Baía, Isabela N. Frade, Elisabeth Costa e Alemberg Quindis.
DIALOGANDO COM O FOLCLORE
2020
Projeto realizado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular.
A PI Cultural foi convidada pela gestão do CECP para dar consultoria e apoio técnico à realização da primeira versão virtual deste importante Seminário que por meio de palestras propõe a reflexão e o diálogo sobre temas ligados ao estudo e atividades que envolvam os saberes populares.
O webinário foi realizado entre os dias 5 e 10 de agosto e teve como tema central 'O Fazer do Povo: Arte, Artesanato e Outros Desdobramentos' e a participação de Angela Savastano, Carlos R. Brandão, André Bazzanella, Luiz César S. Baía, Isabela N. Frade, Elisabeth Costa e Alemberg Quindis.
ENCONTRO DE CORAIS DE SÃO FRANCISCO XAVIER
2020
O evento de celebração do canto idealizado por Carlos Cerqueira e produzido por Bartira Moura e Maurício Moncosso há vários anos, em 2020 teve a coordenação e produção da PI Cultural. Foi enorme satisfação atuar neste evento virtual que recebeu mais de 1800 participações entre cantores, cantoras e regetes para uma rica e diversa programação. Participaram 28 corais de várias cidades do Brasil e também da América Latina e os convidados Gabriel Levy, Magda Pucci, Cristine Takua, Álvaro Cabrera Barriola, Silmara Drezza, Luís Gustavo Laureano, Reynaldo Puebla, Eduardo Fernandes, Patricia Costa, Sandra Mendes Sampaio, Tuca Fernandes, Juliana Taino, Estevam Penko,Maurício Romitelli, Joana MAriz, Clara Rocha e Sérgio Wernec.
PROJETO ARTE & CULTURA - TEMA: ESPERANÇAR - SISTEMA POLIEDRO
2020
A PI Cultural foi convidada pelo Sistema Poliedro para montar e coordenar a banca avaliadora do Poliedro Arte&Cultura. Um projeto que objetiva incentivar alunos de todo o país a exporem suas ideias, expandir as possibilidades de argumentação e criação, compartilhando opiniões e expressando seus sentimentos e visões de mundo.
Primeiro Passo
2020
Em meados de março, tensionávamos o futuro constantemente, foi quando a PI Cultural lançou a proposta de reflexão sobre o primeiro passo. Como será o seu além da sua própria calçada?
Resiliência, ressignificação e cocriação. E para alcançar o foco uma pergunta era lançada: Como eu sinto que posso contribuir para um primeiro passo consciente nesse momento?
Naquele instante o Núcleo Viva a Paz nos convida para atuar de forma voluntária na realização do XI Seminário de Cultura de Paz, sendo a primeira vez de forma virtual. Entendemos a sincronicidade e partimos para as reuniões com um grupo de aproximadamente 40 voluntários e voluntárias. Do tema, às atividades, tudo foi pensado coletivamente. A campanha 12 dias pela Paz com as Meditações pela Paz, Leituras para Sonhar, Gotas de Paz, a construção do Dicionário da Paz, Oficina e Diálogos Criativos, as Palestras Magnas, o engajamento de jovens protagonistas e o envolvimento de diversos profissionais da educação e da saúde. Uma experiência e realização significativa sobre o que é cocriar um mundo melhor.