A cantora e compositora Nana Moura lança “Raquel”, single que fala da mulher millenials de maneira poética e intimista.
A faixa que entrou em todas as plataformas musicais no último dia 21 de junho já recebe as primeiras impressões do meio especializado. Para a Rádio Armazém, "Raquel" é uma ode à sofisticação da bossa-nova contemporânea, onde cada nota revela uma meticulosa exploração criativa. Com seu instrumental refinado e uma entrega vocal apaixonada, a faixa transcende os limites do experimentalismo, criando uma atmosfera envolvente que convida o ouvinte a explorar cada nuance" e deve entrar na programação da rádioshow no programa Noitinha Cool e nas playlists da rádio. Já a Polvo Manco está incluindo "Raquel" nas suas playlists e relata, "...confesso que pela capa do single achei que a canção seria uma mpb, mas fiquei surpreso logo no início com esse piano e clarinete que tomam conta de toda a sonoridade e trazem ali mesmo uma carga emocional/dramática bem grande. Adorei o tom jazz melancólico e a forma que você usou a voz como mais um instrumentro dentro da música. Soube conduzir tudo tão bem, a canção ficou belíssima" e encerra desejando sucesso.
Joseense de 35 anos, Nana Moura, que mora em São Francisco Xavier, é uma típica representante da geração millenials, ou seja, aquela que só abraça causas que façam muito sentido para sua vida. No caso de Nana, a música.
Nascida em uma família de músicos (avô e mãe eram flautistas), aos 7 anos de idade Nana já integrava a Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos, cantando e tocando viola. Depois de estudar dança com a bailarina Ana Carolina Reis, primeira bailarina brasileira a se formar no Balé Bolshoi (Rússia), Nana foi para Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, para estudar e ensinar dança no Espaço Cultural Pés no Chão, onde também coreografou espetáculos durante 4 anos. Em seguida, cursou Composição Coreográfica na Universidade Nacional de Artes (UNA), de Buenos Aires, na Argentina.
Em 2017, residindo em São Paulo, a cantora começou a compor, mas só teve coragem de mostrar sua arte ao público há 2 anos, quando lançou o single “Resta Uma”, produzido por Tiago Vianna. “Foi um parto, porque compor é uma coisa muito pessoal”, conta Nana que, entre 2019 e 2022, integrou o grupo A Magnífica Orchestra de Músicas do Mundo, liderado por Gabriel Levy.
Fã da bossa nova, ritmo que mesclou samba e jazz no final dos anos 50 e universalizou a música popular brasileira, Nana pesquisa há vários anos canções que levam o nome de mulheres e sentiu que precisava falar de pessoas reais com seus desejos e questionamentos existenciais. Foi assim que nasceu “Raquel”, inspirada em uma amiga de infância. “Trata-se de uma mulher que encara a vida de maneira leve e que por isso transforma vivências e pessoas com seu jeito de ser”, explica a compositora/intérprete. “Essa mulher consegue ler o significado da vida em tudo e inspira as mulheres da minha geração.”
Para a autora, o propósito de “Raquel” é convidar as pessoas a respirarem profundamente e perceberem as coisas bonitas que as rodeiam, como a natureza e os momentos simples. “Para viver com mais tranquilidade, permitindo-se ser quem se é.”
Nana quer transpor um pouco do romantismo bossanovista das praias cariocas para as montanhas da Mantiqueira.
De caráter calmo e intimista, a obra musical original tem como inspiração os clássicos da bossa nova e da mpb, como as canções interpretadas pelas vozes de João Gilberto e Caetano Veloso. O arranjo da música (feito por Rafael Braga) traz uma roupagem jazzística e um ar de “bossa nova noir” para a canção. A gravação do single conta com a participação de Marcos Godoi na bateria, Rafael Braga no piano, João Fernandes no clarinete e Tiago Vianna no baixo.
O projeto “Raquel” foi contemplado pela Lei de Fomento Audiovisual Paulo Gustavo por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Ministério da Cultura e Governo Federal. Em breve será o lançamento do primeiro videoclipe da cantora.
O processo do trabalho tem sido divulgado nos perfis oficiais da cantora e compositora: @nanamouramusica no Instagram, no Facebook e no TikTok. No Youtube, @nanamoura.
Raquel de Nana Moura está disponível em todas as plataformas de música.
Letra/Música/Voz: Nana Moura
Arranjo: Rafael Braga
Mix/Master: Tiago Vianna Piano: Rafael Braga
Baixo: Tiago Vianna Bateria: Marcos Godoi Clarinete: João Vitor Santos Dir/Produção de arte: Maria Raquel Rangel, Patricia Ioco e Nana Moura
Figurino: Maria Raquel Rangel, Patricia Ioco e Nana Moura
Produção executiva: Pi Cultural e Patricia Ioco
Assessoria de imprensa: Leila ReisArte gráfica: Rodrigo Digodo
Foto: Danilo Ferrara
Commentaires