Patricia Ioco é empresária, curadora de conteúdo e gestora de programas culturais. Pós-Graduada em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos e graduada em Comunicação Social atua na área de gestão e produção de eventos e projetos culturais. Seu trabalho é focado em potencializar o papel social da arte e da cultura e na contribuição sua para a sociedade.
AQUARELA
26
Março
Período: 26/03 - 05/04
Carga Horária: 48h
Sábados, das 08h às 12h
Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo e trocar fontes. Sinta-se à vontade para arrastar e soltar em qualquer lugar em sua página. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e permitir que seus clientes saibam um pouco mais sobre você.
Este é um ótimo espaço para escrever um texto longo sobre a sua empresa e seus serviços. Você pode usar esse espaço para entrar em detalhes sobre a sua empresa.
EXPERIÊNCIA
Diretora
Nome da empresa: π PI CULTURAL Consultoria | Gestão | Curadoria | Comunicação de Projetos Culturais e Socioculturais
Tempo integral
Período: dez de 2019 – o momento
Localidade: Brasil e América Latina
Atua com criação e co-criação de projetos culturais e socioculturais junto com o Setor Público, Privado e o Terceiro Setor.
Serviços oferecidos:
- Planejamento
- Gestão de Projetos
- Curadoria
- Consultoria
- Avaliação de Impactos Econômicos de Projetos
- Coordenação, produção e realização de eventos
- Produção Cultural
- Desenvolvimento de Projetos em Leis de Incentivo e Editais
- Festivais de Artes
- Assessoria de Comunicação
Gestora de Projetos Culturais
Nome da empresa: AFAC - Assoc. para o Fomento da Arte e da Cultura
Período: jul de 2014 – dez de 2019
Duração do emprego: 5 anos 6 meses
Localidade: São José dos Campos e Região, Brasil
- Gerenciou projetos culturais e socioculturais da Associação para o Fomento da Arte e da Cultura.
Dentre eles, fez a gestão dos projetos culturais do Parque Vicentina Aranha, Centro da Juventude (de 2014 à 2016), assessoria cultural aos projetos especiais da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (2014 à 2016).
Gerenciou equipes de produção da Cia Jovem de Dança e Orquestra de Viola Caipira (2015), quando sob gestão da AJFAC.
Com suas equipes idealizou e implantação do projeto Obatalá junto com a Secretaria de Promoção da Cidadania. O mesmo teve como objetivo o fomento e fortalecimento da cultura da população negra em São José dos Campos. O projeto implantou um acervo de referência Afro-Brasileiro na biblioteca do CJ entre outras ações de fruição cultural.
Na gestão de projetos especiais foi coordenadora geral e co-curadora da FLIM - Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha. Com este projeto recebeu o prêmio PROAC - Edital de Festivais de Arte no Estado de São Paulo em 2015. Realizada de 2014 à 2019 sob sua gestão a FLIM contemplou aproximadamente 50 atividades e 30 mil participações por edição. Em 2017, 2018 e 2019 a FLIM teve o patrocínio de empresas por meio do PROAC ICMS e segue como um dos principais festivais do interior do estado. Foi responsável por toda gestão do projeto: da concepção, coordenação, estratégia e planejamento orçamentária e de captação de recursos, estratégias e planejamento de comunicação e contrapartidas à contratação e prestação de contas.
Junto com sua equipe criou o projeto Biblioteca ao Ar Livre, premiado com o PROAC de Incentivo à Leitura em Bibliotecas e pelo CMDCA SJC. O projeto consiste em um programa de ações de fomento e incentivo à leitura. Duas bibliotecas itinerantes com acervo de 1000 livros infantis e infanto-juvenis são montadas ao ar livre rompendo as barreiras invisíveis do acesso ao livro. Idealizou e implantou o projeto Qualidade de Vida do Parque Vicentina Aranha. Programa que contempla a saúde mental, física e de bem-estar por meio de atividades saudáveis, orientações, palestras e o incentivo ao consumo responsável e a cadeia de produção agroecológica com a criação e gestão da Feira Agroecológica Naturalmente. Realizou com a equipe da AFAC a exposição Venho Pra Te Dizer :) que refletiu sobre a circulação da palavra escrita na comunicação pessoal, dividindo a curadoria com Célia Barros. E foi coordenadora de mais de 10 exposições.
Também é responsável pela idealização e mediação dos projetos de diálogos contemporâneos Fora da Caixa e Cidade em 4 Tempos. Fez também a coordenação geral dos programas de Ciência no Parque e Educação Patrimonial. Dentro do escopo de programação estão contemplados uma agenda semanal com shows musicais, atividades lúdicas infantis, fomento à leitura, ao cinema, as artes, feira de artesanato e de artes gráficas, entre outros. A programação mensal contempla em média 50 atividades e a frequência e participação estimada em 7 mil pessoas semanalmente.
Coordenou os eventos de grande porte como:
Carnaval do Parque com o Bloco Galinha D’Angola (média aproximada de 20 mil participações/por edição);
Aniversários do Parque Vicentina Aranha (média aproximada de 15 mil participações/por edição), incluindo a produção executiva da palestra para 7 mil pessoas com Leandro Karnal, Concertos Sinfônicos ao ar livre, Sessões de Cinema ao Ar Livre com a participação de mais de 1000 expectadores, Roteiro e produção de Projeto de Projeção Mapeada, entre outros, Natal no Vicentina. Responsável por todos os eventos de 2014 à 2019.
Gerente e Diretora de Projetos
Nome da empresa: Photozofia Arte & Cozinha
Período: mai de 2000 – jul de 2016
Duração do emprego: 16 anos 3 meses
Localidade: São Francisco Xavier e redondezas, Brasil
- GERÊNCIA E PRODUÇÃO CULTURAL
O Photozofia Arte & Cozinha foi um dos projetos de vida de Patricia Ioco juntamente com Sandro Perosa. Representou o desafio de realizar e desenvolver música e outras expressões artísticas com qualidade, fora do eixo das capitais e dos centros urbanos.
Restaurante e Casa de Shows, o Photozofia realizou mais de 1200 shows musicais e protagonizou no distrito de São Francisco Xavier no início dos anos 2000 o conceito de sustentabilidade em todas as áreas de suas atividades. Construído com materiais reutilizados do antigo Gasômetro de SP, sucatas de indústria, ferrovia, navios e tecnologia renovável leva o conceito de sustentabilidade também para a Cozinha, onde busca trabalhar com produtos regionais e orgânicos.
Além dos shows musicais, apresentações teatrais, exposições de artes plásticas, Festivais de Música, Artes, Gastronomia e Literatura com nomes nacionais e internacional.
Criação, produção, direção e divulgação dos festivais culturais e gastronômicos de São Francisco Xavier.
12°, 11º, 10°, 9º, 8º, 7º, 6º, 5°, 4°, 3°, 2°, 1° Festival de Música: Encontro Cordas na Mantiqueira, com participação de grandes nomes da música brasileira como: Paulo Bellinati, Ulisses Rocha, Guinga, Toninho Horta, Wagner Tiso, Victor Biglioni, Renato Braz, Ivan Vilela, Yusa (Cuba), Luis Felipe Gama, Carlos Aguirre (ARG), Camilo Carrara, Diogo Carvalho, Chico Saraiva, Badi Assad, entre outros.
3ª, 2ª, 1º MAC SFX - Mostra de Arte e Cultura de São Francisco Xavier. Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura participações no Photozofia: Luis Fernando Veríssimo, Alice Ruiz, entre outros.
6º, 5° 4º, 3º, 2º e 1º São Chico das Violas – Festival de Viola Caipira.
Gerente de projetos
DIRETORA E PRODUTORA EXECUTIVA - CULTURA E MEIO AMBIENTE
-A Ecozofia atuou no desenvolvimento de projetos socioculturais e ambientais, com objetivo de garantir a sustentabilidade dos mesmos e da comunidade inserida.Prestou serviços para OSCIPs e ONGs como: ORBE – SFX, OSCIP CORREDOR ECOLÓGICO DO VALE DO PARAÍBA e ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA BIBLIOTECA SOLIDÁRIA.Desenvolveu projetos sociais, culturais e atuou no desenvolvimento organizacional e de comunicação.A Ecozofia representou artistas brasileiros e latino-americanos na produção de espetáculos no Brasil e na Argentina como: Paulo Bellinati (violonista brasileiro), YUSA (artista cubana), Violentango (grupo argentino) e o espetáculo de teatro infantil Melancia e Coco Verde.
Gestora de Projetos Culturais e Socioculturais
Nome da empresa: Ecozofia Produções Socioculturais e Ambientais
Período: jul de 2014 – dez de 2017
Duração do emprego: 3 anos 6 meses
Localidade: São José dos Campos e Região, Brasil
Cliente:
CORREDOR ECOLÓGICO DO VALE DO PARAÍBA
Período: set de 2010 – jul de 2014
Duração do emprego: 3 anos 10 meses
- A Ecozofia Produções Socioculturais Sustentáveis, empresa de Patricia Ioco Aguena Gonçalves, prestou serviços para a OSCIP Associação Corredor Ecológico do Paraíba desde o seu lançamento aberto à comunidade em 2010. A iniciativa tem o objetivo de restauração da Mata Atlântica no Vale do Paraíba.
- Atuou com a equipe do Corredor Ecológico nas construções técnicas e institucionais para a realização do projeto que busca garantir recursos para o desenvolvimento do Vale do Paraíba com qualidade de vida. Em conjunto com a assessoria de comunicação Planetária Soluções Sustentáveis desenvolveu projetos para dar visibilidade ao projeto junto aos protagonistas locais, regionais, sejam comunidades, estudantes, professores, moradores e também no engajamento do primeiro, segundo e terceiro setor para que a premissa ambiental esteja presente na agenda de todos.
- Atuou na elaboração e gestão de projetos culturais e socioculturais para inscrição em editais e Leis de incentivo fiscal.
- Desenvolveu no período projetos socioculturais e de comunicação
Cliente:
Rádio SP RIO
Boletins para Rádio: Conexão Mantiqueira
Período: mai de 2012 – jul de 2012
- Boletins de rádio e entrevistas culturais. Locução e apresentação.
Com aproximadamente 500 km de extensão, a Serra da Mantiqueira se estende por 3 estados da região sudeste e abriga uma das mais importantes remanescentes de floresta do país, a Mata Atlântica.
Inspirado em sua gente e sua paisagem, o CONEXÃO MANTIQUEIRA, blog e boletins de rádio fez uma mostra da diversidade cultural do eixo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro nos meses de inverno de 2012.
Produtora Executiva - REPÓRTER ECO - TV Cultura
Nome da empresa: FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA – TV CULTURA
Período: ago de 1991 – mai de 2000
Duração do emprego: 8 anos 10 meses
- Produção Executiva, Direção de Externa, Coordenação de Gravação, Edição, Finalização e Sonorização do Programa Repórter Eco, - Produção Executiva dos Especiais para televisão: Desafios do Século XXI — dirigido por Washington Novaes e Pantanal, Parques Nacionais, Belém e Ilha do Marajó.
Produtora – Jornal da Cultura 60 minutos – TV Cultura
Nome da empresa: FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA – TV CULTURA
Período: ago de 1991 – abr de 1994
Duração do emprego: 2 anos 9 meses
- A TV Cultura - Fundação Padre Anchieta foi a minha grande escola, e o Jornal da Cultura 60' minha porta de entrada para a profissão. Fiz produção na editoria de cultura, fui para o Repórter Eco e retornei anos mais tarde para fazer a produção executiva.
Produtora Executiva
Nome da empresa: FUNDAÇÃO CASPER LÍBERO
Programa Questão de Ordem com Paulo Markun - TV Gazeta
Período: jan de 1995 – dez de 1995
Duração do emprego: 12 meses
- Produtora de gravação e edição.
Estágio - Atendimento
Nome da empresa: MPM Propaganda
Período: mai de 1991 – ago de 1991
Duração do emprego: 4 meses
Relacionamento e Departamento de RTV
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Universidade Nacional de Córdoba
Diploma: Pós-graduação em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos
Área de estudo: Faculdade de Ciências Econômicas
Período: 2014 – 2015
-
Objetivos do Curso de Gestores:
Promover a planificação de estratégias de desenvolvimento econômico, social, cultural com base na economia cultural e criativa.
Promover a criação e o desenvolvimento de empreendimentos produtivos da indústria cultural e criativa.
Contribuir com a profissionalização de participantes no planejamento, gestão e administração de planos e empreendimentos culturais e criativos.
Ampliar os horizontes de percepção do rol de empreendedores criativos no contexto socioeconômico contemporâneo.
Universidade Metodista de São Paulo
Diploma: Bacharel
Área de estudo: Comunicação Social - Rádio e Televisão
Período: 1991 – 1994
UNESP - Universidade Estadual Paulista
Diploma: Bacharel
Área de estudo: Comunicação Social
Período: 1991 – 1991
Instituto Pentágono de Ensino
Diploma: Técnico em Publicidade e Propaganda
Área de estudo: Marketing e Propaganda
Período: 1987 – 1990
LÍNGUAS
Inglês – Intermediário
Espanhol – Avançado
CURSOS
-
Fundamentos do Thinking Enviroment - 2019 - Instruído por Steffen Münzner e autorizado por Nancy M. Kline - Time to Think
-
Curso para Gestores – Avaliação de Impactos Econômicos de Projetos Sociais – Itaú Social - 2019
-
Captação de Recursos - 9° Festival ABCR
-
Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável
-
Lugares da Cultura - Conceitos da Cultura – SESC
-
Lugares da Cultura - Cultura e Diversidade – SESC
-
Lugares da Cultura - Cultura e Educação - Intersecções e Limites – SESC
-
Lugares da Cultura - Cultura e Memória - SESC
-
Lugares da Cultura - Territórios da Cultura - Políticas públicas e privadas - SESC
-
Workshop de Gestão de Projetos e Captação de Recursos - Oficinas Culturais
-
2011 – Encontro C40 – Ecolideranças através de instituições culturais – Oficinas
-
2010 – FGV - OCW – Gestão de Pessoas, Motivação nas Organizações
-
1977/1986 Música – Fundação das Artes de São Caetano do Sul
Experiência de voluntariado
Diretora Cultural
Nome da empresa: Associação Amigos da Biblioteca Solidária
Datas do trabalho voluntário: dez de 2002 – dez de 2017
Duração do trabalho voluntário: 15 anos 1 mês
Causa: Educação e Cultura
Instituição: ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA BIBLIOTECA SOLIDÁRIA DE SÃO FRANCISCO XAVIER.
Criação e fomento de eventos, elaboração de projetos para editais com premiações.
Edital Ponto de Cultura 2009 - Governo do Estado São Paulo e Ministério da Cultura, para Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier
Edital Petrobrás 2009 e 2011 - Desenvolvimento & Cidadania Petrobras. Idealização e produção do Projeto Juventude Sustentável - Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier
Edital Petrobrás 2008 - Desenvolvimento & Cidadania Petrobras para realizar projetos de incentivo à leitura na Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier.
PROAC 2011 – Edital Difusão de Literatura no Estado de São Paulo –
Biblioteca Solidária
Infraero - 2011 – Arte na Tenda – A criança como criança - Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier
Reconhecimentos e prêmios
-
Edital PROAC 2015 - Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo - Festivais do Estado de São Paulo - dez de 2015 - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo - Festivais de Arte no Estado de São Paulo.
Descrição: Classificado em primeiro lugar no edital de Festivais de Arte no Estado de São Paulo para a realização da III FLIM - Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha. Realizada em setembro de 2016 com participação de 28 mil pessoas em mais de 30 atividades durante 3 dias em São José dos Campos.
-
Edital PROAC 2015 - Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo - Estímulo à Leitura em Bibliotecas no Estado de São Paulo - nov de 2015 - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo - Festivais de Arte no Estado de São Paulo
-
Edital Proac Estímulo à Leitura em Bibliotecas com o Projeto Biblioteca ao Ar Livre -
O projeto Biblioteca ao Ar Livre foi realizado com êxito entre os meses de abril e setembro de 2016, na Biblioteca do Parque Vicentina Aranha em São José dos Campos. O projeto consistiu em utilizar-se do espaço aberto para promover ações relacionadas ao livro à literatura e as artes objetivando romper as barreiras invisíveis do acesso a biblioteca e leitura.
As atividades extra-paredes foram inauguradas com o projeto Biblioteca ao Ar Livre, com duas réplicas sobre rodas dos pavilhões do Patrimônio Histórico contendo em seu interior livros 1000 livros, infantis, infanto-juvenis e juvenis. As bibliotecas rodantes obtiveram aproximadamente 20.450 acessos durante os 6 meses de projeto.
As oficinas de escrita com os escritores Marcelino Freire e José Santos foram desenvolvidas para o público jovem e adulto e várias atividades também contemplaram um público diverso sem distinção. Todas as atividades foram gratuitas e contemplaram a acessibilidade com materiais distribuídos em braille e tradução em libras. A divulgação do projeto foi feita periodicamente contendo a divulgação impressa e sendo distribuídas em escolas públicas próximas ao parque, e em instituições de arte, educação e cultura. O projeto teve ampla divulgação da mídia regional em jornais impressos, em telejornais da TV Vanguarda/Globo e TV Record, assim como em revistas, internet e rádio.
Retirar os livros das estantes da biblioteca e leva-los às alamedas do parque facilitou o acesso ao livro e divulgou ainda mais o trabalho desenvolvido na biblioteca, tornando-a cada vez mais democrática e acessível, atendendo famílias, turistas, moradores, jovens, enfim, qualquer cidadão que estivesse passeando ou já viesse com o objetivo de realizar uma leitura no Parque.
-
Seleção Pública Comunidades do Programa Petrobras Socioambiental - Projeto Protegendo as Águas - 2015 - Seleção Pública Comunidades do Programa Petrobras Socioambiental
Descrição do reconhecimento: Realizado pela Associação Amigos da Biblioteca com o patrocínio da Petrobras. O Projeto Protegendo as Águas atua na microbacia do Rio do Peixe no distrito de São Francisco Xavier.
O Rio do Peixe abastece a bacia do Rio Jaguari – importante manancial de São José dos Campos e um dos principais afluentes do Rio Paraíba do Sul responsável pelo abastecimento de 15 milhões de pessoas entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O projeto Protegendo as Águas utiliza-se de ferramentas sociais para melhorar a qualidade de vida da comunidade, alertar poder público e sociedade sobre a necessidade de se cuidar melhor das águas do Rio do Peixe. Iniciado em março de 2015 o Protegendo as Águas atua em ações de monitoramento hídrico, recomposição de mata ciliar, construção de sistemas de reciclagem de água, implantação de horta social e educação ambiental.
-
Edital PROAC 2013 - Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo - Festivais do Estado de São Paulo - dez de 2013 - Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo - Festivais do Estado de São Paulo.
-
Descrição do reconhecimento: Selecionado no Edital Proac de Festivais de Arte no Estado da Cultura de São Paulo - Festivais do Estado de São Paulo, o projeto São Chico das Violas realizou em janeiro de 2014 no distrito de São Francisco Xavier sua sexta edição. Troca de saberes e fazeres da cultura popular caipira.
http://saochicodasviolas.blogspot.com.br/
-
Edital PROAC 2012 - Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo - Festivais do Estado de São Paulo - dez de 2011 - Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo - Festivais do Estado de São Paulo.
Descrição: Selecionado no Edital Proac de Festivais de Arte no Estado da Cultura de São Paulo - Festivais do Estado de São Paulo, o projeto São Chico das Violas realizou o encontro de várias gerações de violeiros de São Francisco Xavier e de outros lugares do país. Com shows, rodas de viola, oficinas e muita prosa. Uma verdadeira troca de saberes e fazeres da cultura popular e caipira.
http://saochicodasviolas.blogspot.com.br/
-
Projeto Protegendo as Águas - mar de 2015
Descrição do projeto: A microbacia do Rio do Peixe passa por todo distrito de São Francisco Xavier e abastece a bacia do Rio Jaguari – importante manancial de São José dos Campos e um dos principais afluentes do Rio Paraíba do Sul responsável pelo abastecimento de 15 milhões de pessoas entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.O projeto Protegendo as Águas quer mostrar que o Rio do Peixe ainda está vivo, e merece atenção, cuidados e afeto de quem se orgulha de ter um rio passando no fundo de seu quintal. O projeto realizado em São Francisco Xavier – SJC/SP utiliza ferramentas sociais para melhorar a qualidade de vida da comunidade, alertar poder público e sociedade sobre a necessidade de se cuidar melhor das águas do Rio do Peixe. Iniciado em março de 2015 o Protegendo as Águas atua em ações de monitoramento hídrico, recomposição de mata ciliar, construção de sistemas de reciclagem de água, implantação de horta social e educação ambiental.
O projeto conta com o patrocínio da Petrobras por meio da seleção pública Comunidades do Programa Petrobras Socioambiental até março de 2017.
-
Campanha Corredor Ecológica do Vale do Paraíba
Nome do projeto: Campanha Goleada Ecológica para o Corredor Ecológico do Vale do Paraíba. Desenvolvido para a TV Globo durante a copa do mundo no Brasil em parceria com a State Design TV nos EUA.
jun de 2014
Descrição do projeto: Spot da campanha Goleada Ecológica para o Corredor Ecológico do Vale do Paraíba. Desenvolvido pela State Design TV nos EUA para a TV Globo durante a copa do mundo no Brasil.
http://www.statedesign.tv/. Versão em inglês: http://ziul.tv/CORREDOR-ECOLOGICO
Cliente - Corredor Ecologico do Vale do Paraíba
Corredor Ecologico Communication - Maria Zulmira de Souza, Patrícia Ioco Aguena Gonçalves
Creative Director - Marcel Ziul